Em um mundo em constante transformação, impulsionado pela tecnologia, os profissionais do mercado imobiliário precisam se adaptar para não serem deixados para trás. Nesse contexto, as habilidades do futuro são essenciais para o sucesso profissional.
E foi sobre isso que Martha Gabriel, um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, falou no final do segundo dia do Conecta Imobi 2023.
Além de dominar o tema, a especialista sintetizou os melhores insights sobre como se adaptar cada dia mais ao novo e às tecnologias que nascem de forma desenfreada.
Você não vai deixar esses ensinamentos passarem, né? Continue por aqui e confira todas as dicas!
Um novo jogo a cada dia
A futurista Martha Gabriel iniciou sua palestra trazendo um questionamento mais do que válido para a atualidade: você está sentindo a aceleração que nós estamos vivendo?
Essa aceleração cria um novo jogo todos os dias e todos precisam jogar.
No entanto, qual é a primeira habilidade que a gente precisa ter para jogar um jogo novo? É entender as regras do jogo.
Se você não entender as regras do jogo, não adianta saber fazer todo o resto, porque você não vai saber como jogar.
Será que estamos entendendo as regras do jogo?
As regras estão mudando todos os dias.
Para exemplificar, a especialista exemplificou com a seguinte situação: Se você colocasse um monte de bananas na frente de um macaco, o que ele escolheria?
A banana, porque ele não sabe as regras do jogo em que o dinheiro compra toneladas de bananas.
Então, quando você não entende as regras do jogo, não é possível enxergar onde estão as verdadeiras riquezas e onde estão as ameaças.
O futuro não espera: a velocidade com que as coisas mudam
De acordo com Martha, nos tempos atuais, o conhecimento humano dobra todos os dias, mas ele já chegou a demorar 100 anos.
Tempo para dobrar o conhecimento humano:
- Em 1900, levava 10 anos
- Em 1945, 25 anos
- Em 2015, 13 meses
- Em 2020, 12 horas
Ou seja, o mundo acelera e as regras do jogo mudam frequentemente.
Outro fator que tornou esse processo ainda mais veloz, foi a pandemia, que digitalizou tudo e criou uma infraestrutura que já era esperada, mas foi acelerada. Em consequência, as tecnologias que já existiam, também puderam ser ainda mais desenvolvidas.
Um exemplo disso é que em 2021, todos começaram a ser impactados por:
- Blockchain
- Criptomoedas
- Open Finance
- NFTs, etc
- Token Economy
- Metaverso
2023 e a popularização das Inteligências Artificiais
Já no início de 2023, começaram a ser popularizadas as IAs, como o ChatGPT. A partir daí, foram disseminadas ainda mais as IAs de texto, vídeo, imagem, etc.
Em meio aos ensinamentos, Martha brinca: a gente começa a ficar maluco, né? Isso porque o ChatGPT, que ficou disponível para todos, democratiza a Inteligência Artificial.
E qual a diferença do que está acontecendo agora, para as IAs anteriores?
A IA existe no mundo há mais de 10 anos, os aplicativos de navegação, como o Waze, são um exemplo disso. Mas, antes, eram usadas IAs que alguém programou. Com o ChatGPT, ninguém precisa programar, você pode conversar com ela.
Isso democratiza e modifica a IA, o que é um divisor de água, um poder gigantesco na mão das pessoas.
Qual é a frequência mínima para se atualizar e estar preparado para esse cenário?
A frequência mínima é de uma vez por mês, de acordo com uma pesquisa realizada pela Econsultancy. Com essa resposta, Martha complementa:
“Não é sobre novas profissões, é sobre novos profissionais. Com vocês fazendo aquilo que já fazem, mas de forma diferente: empoderados com tecnologia e deixando de fazer aquilo que não interessa mais.”
A IA é uma tecnologia extremamente poderosa, mas requer novas habilidades e estudos falando sobre isso. Mais skills são necessárias para ajudar as pessoas a usarem adequadamente a IA.
Vagas de emprego já pedem experiência em ChatGPT
Segundo pesquisa apresentada pela Martha, 91% das empresas com posições abertas (em plataformas como Indeed e Linkedin) já estão procurando colaboradores que saibam como usar o ChatGPT. Entre as vagas, estão:
- Profissionais de Marketing
- Engenheiros de IA
- Engenheiros de Machine Learning
- Desenvolvedores de Software
- Treinadores de Modelos de IA
- Copywriters
- Professores
- Gerentes de produto
- Recrutadores
As habilidades do futuro
Durante a palestra, Martha trouxe uma reflexão sobre o mercado de trabalho: as pessoas precisam de novas habilidades.
Segundo a especialista, as habilidades técnicas (hard skills) já eram importantes, mas antes, a relação de importância era diferente: era necessário ter mais hard skills e as soft skills eram o “desejável”. Hoje, ainda é preciso o conhecimento técnico e básico para a função, mas o soft skill é a diferenciação.
Mas, por quê? Porque a tecnologia está disponível para todos e é niveladora, mas o que faz a diferença é como cada um de nós utiliza essa tecnologia.
Todo mundo tem acesso ao mesmo ChatGPT, mas por que algumas pessoas conseguem fazer coisas incríveis e outras não? Porque depende das habilidades que cada um tem.
E por que são chamadas de habilidades do futuro?
Porque se você não desenvolvê-las, o seu risco de se tornar irrelevante, aumenta.
“Para ser sustentável, eu preciso continuar existindo, eu preciso continuar relevante. Então, a sustentabilidade do nosso ser depende das habilidades que a gente desenvolve hoje, para navegar nessa transformação até o futuro.”
Confira um pouco sobre as 8 habilidades que precisamos desenvolver para melhorar as nossas competências, segundo a especialista:
1. Mentalidade Digital
A primeira habilidade é entender as regras do jogo e, para isso, você precisa não apenas saber como usar o digital, mas saber responder:
Por que o digital está mudando a nossa vida? Por que o digital transforma a forma como a gente vive e as possibilidades de trabalhar?
É muito mais sobre saber o que está acontecendo, do que saber como utilizar a tecnologia.
Quando o assunto são as regras do jogo, uma das questões é que nenhuma tecnologia é neutra. Quem já ouviu falar que a tecnologia não faz nada sozinha e só depende do que você faz com ela?
De acordo com Martha, se você não fez nada com ela, mas a tecnologia está no mundo e alguém está fazendo, ela está modificando a sua vida também.
A tecnologia traz coisas boas e ruins, com você criando algo novo ou não. Você pode ser vítima ou ter voz ativa nessa transformação.
“A tecnologia é um dos principais vetores de transformação no mundo. Quando a tecnologia muda, o mundo muda, e os problemas também.”
💡 Pergunta: Será que você está entendendo a regra do jogo?
2. Pensamento Crítico
Para Martha, essa é a habilidade mais importante, é a que vai te fazer entender as regras do jogo.
O pensamento crítico é usado para tudo, a todo momento, mas qual o problema dele? Segundo a especialista, as pessoas não sabem muito bem o que ele é.
Pensamento crítico não é inteligência, porque todos nascem com algum grau dela. Já o pensamento crítico só é alcançado por meio da educação.
Ele é extremamente importante, porque afeta a forma como enxergamos e julgamos qualquer coisa. Então, o pensamento crítico determina a sua tomada de decisões.
Marth ainda listou algumas habilidades que podem te ajudar a desenvolver o pensamento crítico:
- Ceticismo amável: Seja um questionador, mas com respeito. Para ter pensamento crítico crítico, você precisa fazer perguntas. Sem o ceticismo, você não consegue refinar as informações que recebe.
- Superação de vieses cognitivos: Abra sua mente para diferentes perspectivas. Para diminuir seus vieses, é importante lidar com pessoas diversas para enxergar melhor e ter resultados superiores.
- Lógica, argumentação, retórica: Use as palavras para se comunicar de forma eficaz. Assim, você consegue dialogar e chegar em um patamar mais elevado, seja no trabalho ou em suas relações interpessoais.
- Repertório: O repertório é o alimento do pensamento. Se você não tem repertório, não tem o que pensar. E como adquirir? Estudando, indo a eventos, vivenciando novas experiências e convivendo com pessoas diversas.
- Conjunto de valores e atitudes: Seja ético e empático para tomar decisões melhores. A lógica sozinha só aumenta o seu conhecimento e pode se tornar algo cruel. Por isso, todos precisam trabalhar o seu conjunto de valores e atitudes humanas.
💡 Pergunta: Como eu faço para melhorar o meu senso crítico o tempo todo?
3. Criatividade / Experimentação
A criatividade é importante porque o mundo está mudando rapidamente, ou seja, o nosso conhecimento também acaba diminuindo na mesma proporção.
Todo dia uma coisa nova é criada, então como criar novas soluções? Com criatividade.
Pergunta: como a gente faz para aumentar a nossa criatividade?
Quanto mais você sabe, mais você julga e menos você imagina. Para melhorar a criatividade, segundo Martha, é preciso testar e estudar coisas novas. Além disso, é preciso perder o medo do julgamento.
4. Simbiose Tecnológica
Se o mundo é tecnológico, você precisa dominar a tecnologia. E é por isso que não adianta apenas ter os outras soft skills, porque, sozinhas, elas não vão te ampliar.
“Hoje, a principal função da tecnologia é ampliar as habilidades humanas.”
Para que a tecnologia amplie as suas habilidades, você não pode apenas se encantar por ela, você tem que saber o porquê precisa dela e como usá-la.
Martha indicou algumas tecnologias que você deve conhecer e entender como podem te ajudar:
- Inteligência Artificial
- IoT / 5G (Internet das Coisas)
- Blockchain
- Robótica
- Nanotecnologia
- 3D Print
- Computação quântica
“A tecnologia muda a forma da gente trabalhar, e a forma de trabalhar muda o valor que a gente cria no mundo. Você não será substituído pela tecnologia, mas por quem a usa melhor.”, complementa.
💡 Pergunta: Qual tecnologia você tem que usar para te ampliar?
5. Colaboração (networking)
Por que a colaboração é importante? Sem ela, você não agrega o que o outro sabe ao seu conhecimento para melhorar o seu resultado.
6. Resiliência
Para dar conta de todas essas habilidades, é preciso resiliência. Na base de todas elas, o pensamento crítico as direciona, mas, para aguentar, é necessário ter resiliência. Quem não tem resiliência, não aguenta a transformação constante que o mundo tem.
💡 Pergunta: Como adquirir resiliência?
Convivendo com pessoas resilientes, tendo foco, propósito e disciplina.
Ao final da palestra, Martha deixa uma reflexão:
A gente não é recompensado por esforço, o mundo recompensa por resultado. E como conseguir resultado? Se preparando para o futuro.
“O futuro não espera, e nem perdoa a falta de preparo.”
Conta nos comentários: depois desses ensinamentos da Martha, você já começou a entender as regras do jogo?